Os 12 Arquétipos de Marca

Série – Os 12 Arquétipos de Marca

Quer saber como descobrir o seu Arquétipo de Marca?

Assista a Série, descubra qual é o seu e gere conexão com seus clientes.

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Dominar O Segredo dos Arquétipos, significa:

• se destacar no mercado de forma única e autêntica,

• não precisar disputar mais clientes por preço,

• criar uma comunidade de clientes que se tornam fãs e defensores da sua marca,

• dar ASAS a sua essência e deixar a sua marca no mundo…




O conceito de Arquétipo surgiu com Jung o fundador da Psicologia Analítica.

Jung dizia que existem, sinais, padrões, características no subconsciente de todas as pessoas, que influenciam nas suas emoções, comportamentos e tomadas de decisão.

Isso passou a ser utilizado em Neuromarketing e Branding em um processo de humanização das marcas com intuito de gerar fortes e imediatas conexões com seu público-alvo.

Pois se o seu público-alvo predominantemente conecta com os arquétipos da sua marca.

Os sinais emitidos são instantaneamente reconhecidos pelo subconsciente do seus potenciais clientes gerando forte conexão.

Olha o poder disso!

Nessa série vamos detalhar um arquétipo em cada episódio para você reconhecer qual é o seu e fortalecê-lo em sua comunicação.


Os 12 Arquétipos de Marca são:

O Inocente

O Arquétipo do Inocente

Esse arquétipo pode ser definido por 4 palavras principais:

• Positividade

• Pureza

• Simplicidade

• Alegria

Para O Inocente, a felicidade está acima de tudo. Ele acredita em um mundo melhor.

É um arquétipo que valoriza muito a família e tem um forte vínculo com as lembranças da infância.

Sua visão de futuro é utópica e sua visão de passado é nostálgica.

Empresas que possuem o Arquétipo de Marca – O Inocente como prioritário:

• Dove

• Mc Donalds

• Disney

• Coca-Cola

– O Sábio

O Arquétipo do Sábio

Palavras que definem esse arquétipo:

• Conhecimento do Mundo

• Autoconhecimento

• Motivação

• Independência

• Realização

Ele é fonte de sabedoria e insights e acredita que compartilhar conhecimento é a melhor maneira para evoluir e fazer grandes conquistas.

Ele é um conselheiro nato e sua comunicação sempre tem um tom de mentoria e consultoria.

Eles estimula a busca constante pelo aprendizado e valoriza o pensar.

Tem uma forte característica d investigador. E deseja entender o mundo através do estudo e do autoconhecimento.

Sua busca é pela verdade e sempre está validando e mensurando tudo o que pode ser questionável.

Empresas que possuem o Arquétipo de Marca – O Sábio como prioritário:

• Discovery Channel

• CNN

• Google

• Intel

No cinema uma personagem que possui o Arquétipo do Sábio é o Yoda

– O Explorador

O Arquétipo do Explorador

Palavras que definem o arquétipo do Explorador:

• Liberdade

• Independência

• Realização

Grande vontade de descobrir o mundo, através de novas experiências.

Circula em ambientes bem diversos ao seu, sem julgamentos.

Livre, leve e solto.

Fiel aos seus valores.

É inquieto e gosta de quebrar regras e paradigmas.

Aprecia sua individualidade e não segue rotinas.

Exemplos de grandes marcas com o Arquétipo do Explorador:

• Red Bull

• Jeep

• Starbucks

• Outback

– O Fora da Lei

O Arquétipo do Fora da Lei

3 Palavras definem muito bem esse arquétipo:

• Revolução

• Ousadia

• Inovação

O Fora da Lei não se conforma com padrões pré-estabelecidos e busca revolucionar o que está ao seu alcance.

Tem um espirito de “Bad Boy”que faz com que essas marcas sejam percebidas como disruptivas, fora do seu tempo e inovadoras.

Sua comunicação foge o óbvio e é de forte impacto emocional.

Costuma desafiar o pensamento das pessoas.

São marcas provocativas que costumam liberar sentimentos reprimidos da sociedade.

É um arquétipo que exige muita coragem para implementar em sua marca, mas é de forte impacto e empurra a sociedade para grandes inovações.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo O Explorador como característica principal:

• Harley Davidson

• Apple

• MTV

– O Mago

O Arquétipo de Marca do Mago

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Mago:

• Transformação

• Sabedoria

• Magia

Busca o conhecimento das Leis do Universo para realizar sonhos!

Seu objetivo é a transformação da realidade.

Sua comunicação tem características de Magia, mistério, improvisação, fluidez e é fora da caixa.

O arquétipo do Mago entra em cena quando as coisas não podem ser explicadas através de números ou dados.

As marcas que utilizam bem esse arquétipo são aquelas que promovem cura, que nos traz bem-estar e as que geram grandes transformações.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Mago como característica principal:

• RedBull

• Mastercard

• Nubank

• Disney

– O Herói

O Arquétipo de Marca do Herói

3 Palavras definem muito bem esse o arquétipo do herói:

• Coragem

• Desafios

• Alta produtividade

O Herói faz o que tem que ser feito, sempre buscando a alta performance e tem “sangue nos olhos”.

Disciplina, foco, persistência, competência e coragem são suas principais qualidades

Sua comunicação é dinâmica, e traz a mensagem que com esforço e dedicação tudo é possível.
Utilizam modelos da vida real como expressão e inspiração. Como atletas, grandes empreendedores e pessoas de superação

O arquétipo do Herói tem como missão melhorar o mundo.

Marcas que se identificam com o arquétipo do Herói, são marcas esportivas e empresas que tem consumidores dinâmico, que se envolvem em questões sociais e defendem os valores da sociedade.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo O Herói como característica principal:

• Nike

• FedEx

• Cruz Vermelha

– O Amante

O Arquétipo O Amante

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Amante:

• Beleza

• Sensualidade

• Conexão

O Amante é elegante, lúdico, com foco na beleza, no prazer e admiração ao corpo.

Busca uma forte conexão com seu público-alvo através da personalização.

Para públicos restritos que valorizam a qualidade em lugar da quantidade, trazendo a sensação de exclusividade.

A comunicação envolve sentimentos, sensualidade, sofisticação e poder.

As marcas que utilizam o arquétipo do amante geralmente parecem ser feitas exclusivamente para cada pessoa que é impactada por ela.

Áreas da moda, estética, beleza e serviços premium utilizam muito bem o arquétipo do amante.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo O Amante como característica principal:

• Jaguar

• L’Oréal

• Channel

– O Bobo da Corte

O Arquétipo do Bobo da Corte (Brincalhão)

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Bobo da Corte:

• Alegria

• Humor

• Prazer

O Bobo da Corte, também conhecido como Brincalhão.
Aliás considero mais adequado o termo brincalhão para esse arquétipo!!

A ideia é se divertir, ele faz graça de si mesmo, e dos obstáculos da vida e do comportamento humano em geral.

São despreocupados e vivem de forma leve e simples.

Querem ser vistos como eles são, autêntico e sem máscaras.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Bobo da Corte (Brincalhão) como característica principal:

• Pepsi

• Skol

• Havaianas

– O Cara Comum

O Arquétipo do Cara Comum

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Cara Comum:

• Comunidade

• Conexão

• Simplicidade

O Cara comum é democrático. Gosta de fazer parte de um grupo e ser igual aos demais sem se destacar.

Ele é bem adaptável a rotinas.

Mesmo se tiver muito dinheiro se veste deforma simples e é minimalista.

Ele não se importa em fazer sacrifícios pelo bem comum.

A comunicação deve ser humanizada com características de comunidade e de simplicidade.

O arquétipo do Cara comum não gosta de injustiças e torce pelos oprimidos.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Cara comum como característica principal:

• Hering

• Nívea

• Ibis Hotéis

– O Prestativo

O Arquétipo do Prestativo

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Prestativo:

• Altruísmo

• Empatia

• Cooperação

O Prestativo tem o prazer de ajudar as outras pessoas como faria consigo mesmo.

Busca solucionar problemas.

Tem o pensamento focado no bem coletivo

O intuito das marcas do prestativo é promover uma vida melhor aos seus clientes, através de produtos e serviços que trazem facilidades na vida cotidiana.

Sua comunicação gera grande empatia, carinho e afetividade.

ONGs, serviços de consertos, manutenção, cuidados com idosos, saúde, limpeza e higiene se utilizam bem desse arquétipo.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Prestativo como característica principal:

• Dove

• Porto Seguro

• Médicos sem Fronteiras

Acompanhe a série para ver os próximos Arquétipos de Marca

– O Governante

O Arquétipo do Governante

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Governante:

• Controle

• Poder

• Prestígio

Esse arquétipo é um líder nato e possui um grande poder persuasivo.

Ele possui um grande carisma, mas se necessário ele mostra sua força em seu discurso.

O Governante tema característica de sempre buscar ser muito bem-sucedido em suas ações, nos seus projetos.
E eles geralmente são bastante ambiciosos.

Sua comunicação é baseada em poder, status, glamour e ostentação.

Geralmente são marcas que tem como público-alvo classes sociais mais altas.
Reafirmando o poder e o prestígio dos seus clientes.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Governante como característica principal:

• Rolex

• American Express

• Mercedes-Benz


– O Criativo

O Arquétipo do Criativo

Também conhecido como Arquétipo do Criador.

3 Palavras definem muito bem o arquétipo do Criativo:

• Inovação

• Design

• Status

Esse arquétipo possui o dom da criatividade e está sempre pensando fora da caixa.

Ele busca sempre novas soluções tornando a vida dos seus clientes mais práticas.

Gosta de compartilhar conhecimentos e valoriza muito as ideias.

Possui um grande senso artístico e estético.

São marcas que se reinventam o tempo todo.

E elas buscam deixar a sua MARCA no mundo o seu legado.

As marcas que tem ativo o arquétipo do criativo tendem a ter um senso de status muito grande.

Algumas das grandes marcas que tem o Arquétipo do Criativo como característica principal:

• Apple

• Lego

• Google


Inscreva-se no canal e siga essa playlist para conhecer cada arquétipo detalhadamente.

Descubra o seu e gere conexão com seus clientes!



Ricardo Navarro | Marketing Autêntico

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